A tessitura do nosso cotidiano

FaceBook  Twitter

 20170327 cotidianoei suruit 03

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”(Paulo Freire)

Nosso cotidiano está sendo tecido a cada dia com o ritmo que cada criança traz. Os pequenos chegam com o olhar curioso, rindo ou chorando. Aos poucos vão dando vida à sala, ao pátio e a todos os espaços da nossa casa da criança: Oga Mitá! O que eles mais querem é explorar cada canto, cada objeto, experimentando esse novo universo tão cheio de encantamento. Vivenciam o exercício diário de trocas e de disputas, superando desafios. Essa tessitura se faz dia após dia e vai costurando nossa história.

A brincadeira é o fio condutor.  As crianças brincam no tanque de areia, desenham no chão do pátio, fazem mágicas, brincam de faz de conta, dão novos sentidos aos objetos, criando e recriando significados.  Elas têm espaços garantidos para usarem e abusarem da criatividade.

No nosso cotidiano, temos um olhar atento para o corpo da criança. Ela “fala” com o corpo. Algumas, com movimentos intensos são mais expansivas e chegam chegando! Outras têm o movimento mais contido e precisam do adulto bem por perto para incentivá-la.

E assim, dia a dia, vamos nos aproximando, nos conhecendo e vivenciando a boniteza e a alegria do encontro.

Confiram nossos registros!

 

Turmas: Tukano Manhã e Tarde e Suruí-Paiter Manhã e Tarde
(Crianças de 1 ano a 2 anos e 11 meses)
Professoras: Ana Lúcia Silva, Daniela Silva, Luciana Fialho, Nathália Azevedo

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.