Biblioteca Quincas Maxwell 2018

  • Categoria: Fotos
  • Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2018 19:26
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 698
FaceBook  Twitter

20181210 bbmx 055

Durante o ano, estivemos envolvidas em muitos assuntos que envolvem a formação leitora de nossas crianças. Investimos em projetos que promoveram a prática de leitura de livros literários, mas não só deles, vale dizer. Terminamos o ano com muitas histórias para contar.
Uma das coisas que levamos em nossa bagagem (e achamos oportuno registrar) é que o ato de ler não pode ser ordenado. Não podemos dizer: “Leiam que é importante!” Só a ordem não faz com que alguém leia. Para que se consiga conquistar alguém para que leia, é preciso seduzir esse alguém. É preciso fasciná-lo para a leitura, provocar sua sede, seu desejo... E para tal temos a Literatura Infantil que fascina e captura o(a) leitor(a). Uma vez tomado(a) pelo desejo de abrir o livro, o verbo ler ganha outros significados. Passa a ser entendido como colher, espiar, reconhecer, recolher, afetar...
Este ano, pelo desejo e interesse das crianças, espiamos, colhemos, reconhecemos e conhecemos muitas narrativas. Não só pelos livros da biblioteca como também pelos do projeto Vai-e-Vem e pela biblioteca de sala de cada turma nossos(as) pequenos(as) grandes leitores(as) foram seduzidos(as) e, com isso, somaram-se em meio a tantas obras literárias.
Nesse momento de festejos e de despedidas, selecionamos imagens de todas as turmas da Educação Infantil que revelam o tempo que nós – crianças e adultos –, por meio da leitura, nos dedicamos a colher, espiar, reconhecer, afetar.
Deem uma olhadinha e aproveitem as belezuras!
Ana Ribeiro e Valéria (Dinamizadoras da Biblioteca Quincas Maxwell)

 

 

+ Galerias