Quintal: espaço de vida

FaceBook  Twitter

 20230213 quintal dstq

 No quintal da Educação Infantil, as crianças da turma Ashaninka manhã, na convivência com seus pares, no compartilhamento de experiências, nos jogos de faz de conta e na construção de vínculos são convidadas a se descobrirem e serem elas mesmas na companhia do outro.

Nesse espaço o corpo tem voz e traduz o desejo das crianças. Elas cavam buracos, misturam elementos, picam folhas e buscam tesouros que são ofertados no chão e no ambiente ao redor. Nesse movimento investigativo e sensorial, brotam diferentes saberes. Elas conseguem, por exemplo, distinguir os cheiros que invadem o espaço e percebem seu corpo se aquecendo ou o coração batendo mais agitado, de acordo com a emoção de suas experiências e descobertas. O movimento expansivo, o pé no chão, o corre-corre, o passar pelos túneis (ou se esconder neles), o subir na casinha da árvore e descer pelo escorrega são vivẽncias do cotidiano que também nutrem as crianças de alegria, prazer e encantamento.
Aproveitamos esse lugar para apresentar à turma diferentes propostas, como: pinturas, colagens, desenhos de observação, contações de história e cantorias. Esses fazeres proporcionam à garotada outras experiências significativas no quintal da escola.
Tendo como um dos objetivos o brincar em profunda conexão com a natureza, resgatamos o pensamento ancestral dos povos originários de que somos natureza e que devemos extrair dela o melhor de nós. Pensando na coletividade e na possibilidade de interação com outros pares, o quintal também foi lugar de encontro e partilha com outras turmas. Desejamos que essa conexão com a natureza se fortaleça a cada dia!

Kássia Freitas, professora da Ashaninka manhã (crianças de 4 a 6 anos) - Educação Infantil

 

20230213-quintal-01.jpg 20230213-quintal-02.jpg 20230213-quintal-03.jpg

20230213-quintal-04.jpg 20230213-quintal-05.jpg 20230213-quintal-06.jpg

20230213-quintal-07.jpg 20230213-quintal-08.jpg 20230213-quintal-09.jpg

20230213-quintal-10.jpg 20230213-quintal-11.jpg 20230213-quintal-12.jpg

20230213-quintal-13.jpg 20230213-quintal-14.jpg 20230213-quintal-15.jpg

20230213-quintal-16.jpg 20230213-quintal-17.jpg 20230213-quintal-18.jpg

20230213-quintal-19.jpg 20230213-quintal-20.jpg 20230213-quintal-21.jpg

20230213-quintal-22.jpg 20230213-quintal-23.jpg 20230213-quintal-24.jpg

20230213-quintal-25.jpg 20230213-quintal-26.jpg 20230213-quintal-27.jpg

20230213-quintal-28.jpg 20230213-quintal-29.jpg 20230213-quintal-30.jpg

20230213-quintal-31.jpg 20230213-quintal-32.jpg 20230213-quintal-33.jpg

20230213-quintal-34.jpg 20230213-quintal-35.jpg 20230213-quintal-36.jpg

20230213-quintal-37.jpg 20230213-quintal-38.jpg 20230213-quintal-39.jpg

20230213-quintal-40.jpg 20230213-quintal-41.jpg 20230213-quintal-42.jpg

20230213-quintal-43.jpg 20230213-quintal-44.jpg 20230213-quintal-45.jpg

20230213-quintal-46.jpg 20230213-quintal-47.jpg 20230213-quintal-48.jpg

20230213-quintal-49.jpg 20230213-quintal-50.jpg 20230213-quintal-51.jpg

20230213-quintal-52.jpg 20230213-quintal-53.jpg 20230213-quintal-54.jpg

20230213-quintal-55.jpg 20230213-quintal-dstq.jpg