O Julgamento de Sócrates

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20220630 julgamentosocrates 08

As alunas e alunos da Mynky (segundo ano do Ensino Médio) realizaram, nas últimas semanas, um projeto em grupo chamado "O Julgamento de Sócrates: A filosofia no banco dos réus".
A partir de um trabalho individual seguido de um trabalho em grupo, utilizando o método do júri simulado, buscamos explorar as diferenças na relação entre a filosofia e a sofística e suas implicações éticas e políticas. Durante as primeiras aulas, trabalhamos com um trecho do filme “Sócrates”, de Roberto Rossellini, com base no qual abordamos as acusações sofridas por Sócrates e a relação dessas acusações com as suas concepções filosóficas (e as possíveis consequências dessas concepções para a Polis ateniense). Vimos também como a oposição filosófica entre Sócrates e os sofistas se relaciona com o julgamento que levará à sua morte. Trata-se, em suma, de um aprofundamento da investigação sobre a relação entre filosofia e democracia, a forma como estão estruturalmente ligadas desde o seu nascimento, mas também a relação de tensionamento que elas podem experimentar. Seria a busca pela verdade filosófica antagônica à democracia (enquanto regime político pautado na pluralidade de opiniões)? Seria um "governo de sábios" uma forma mais eficiente de governo? Seriam as opiniões incompatíveis com o conhecimento e com o governo?
O trabalho em grupo buscou discutir essas questões, assim como aprofundar a nossa compreensão da democracia e sua relação com o conhecimento.

André Basseres, professor de Filosofia do Ensino Médio

 

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