Alfabetário da sala

FaceBook  Twitter

20220705 alfabetario 01

As descobertas no Kaiowá Manhã estão indo de vento em popa! Com a chegada do grupo no 1º ano do Ensino Fundamental e a volta ao chão da escola, as crianças estão muito envolvidas com as vivências e desejosas em aprender sobre as palavras. A galerinha está “doida” para ler e escrever o mundo todo!
Em uma atividade de exploração das letras do alfabeto, coletivamente, as crianças foram encontrando, cada um/a à sua maneira, uma forma de organizar as letras do alfabeto respeitando a ordem alfabética. Algumas foram olhando em um alfabetário disponível na sala, outras foram conferindo uma a uma e outras utilizaram como recurso as músicas que conhecem e falam a sequência do alfabeto. Além de terem se divertido com a proposta, puseram as “mãos na massa” na hora de produzir um material indispensável para a nossa sala: o alfabetário!
É muito importante que a sala de aula seja um ambiente alfabetizador. Isso não significa dizer que a sala deva ser um amontoado de letras, sem significados para as crianças. Mas, em um ambiente alfabetizador é imprescindível que as crianças construam interações pedagógicas e situações de aprendizagem, com cada vez mais autonomia, um espaço onde ler e escrever sejam práticas cotidianas.
Por isso, lançamos mão de diferentes estratégias, como as próprias letras do alfabeto, a lista de nomes com foto, as fichas de nomes para a chamada, o calendário, as etiquetas nos materiais e espaços coletivos… E quando essas estratégias são partilhadas e construídas com as crianças, o processo faz muito mais sentido.


Professora: Ana Roberta Rodrigues
Estagiária: Luana Ribeiro
Kaiowá manhã (1º ano- Ens. Fund. I)

20220705 alfabetario 02

20220705 alfabetario 03

20220705 alfabetario 04

20220705 alfabetario 05

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.