Observação de aves na nossa floresta

FaceBook  Twitter

20220405 observacaoaves dstq

No mês de abril, o professor de biologia da PUC-RJ Henrique Rajão veio à escola fazer um passeio com os estudantes nas matas que rodeiam o Alto Bonfim. Fomos fazer uma observação de aves, inicialmente com o intuito de descobrir novas espécies que habitam a região, mas, para nossa surpresa, um número enorme de estudantes e famílias decidiu participar, e isso acabou dificultando os planos originais, já que aves são detectadas, principalmente, pela audição em ambientes silenciosos.

O professor Henrique Rajão, além de ter muito conhecimento na área biológica, também tem muito apreço e paixão em ensinar sobre o tema. Então, apesar do imprevisto, deu uma boa aula conversando sobre o valor da natureza e comentando sobre as eventuais espécies que acabavam aparecendo (sendo essas a cambaxirra, o beija-flor-de-fronte-violeta, o falcão-carrapateiro e o gavião-carijó).

No fim, o passeio teve a função de divulgação científica, que também é bastante importante e útil, principalmente para estudantes de uma escola tão próxima da mata de um país cheio de diversidade natural admirável.

Além disso, também doou cópias de seu livro, "Guia das Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro", que apresenta fotografias e descrições de espécies que existem em nosso estado, sendo tanto útil para observadores quanto um bom álbum que apresenta as belezas naturais que moram perto de nós. Uma cópia está na biblioteca da escola e pode ser conferido por qualquer um.

Esperamos continuar promovendo o interesse dos estudantes na área de biologia, que tem sido tão importante nos tempos atuais, e quem sabe até fazer outras observações de aves futuramente.

Daniel Araújo, estudante da turma Mynky (2º ano do Ensino Médio)

 

20220405-observacaoaves-01.jpg 20220405-observacaoaves-02.jpg 20220405-observacaoaves-03.jpg

20220405-observacaoaves-04.jpg 20220405-observacaoaves-05.jpg 20220405-observacaoaves-06.jpg

20220405-observacaoaves-dstq.jpg