Os Caripuna e o Coletivo Brota na Laje

FaceBook  Twitter

20211124 caripunaebrotanalaje 01

As turmas Caripuna Manhã e Tarde têm conversado sobre direitos, deveres e privilégios. Começamos pensando sobre os direitos das crianças, depois sobre as mulheres, indígenas, LGBTQIA+, negros e outras causas imprescindíveis de conversarmos com essa galerinha desde pequenos/as. Uma das pautas de nossos encontros foi a garantia desses direitos através do respeito e cumprimento das leis pelas autoridades e de nossos deveres como cidadãos/ãs.

Nesse percurso, falamos sobre a importância do movimento social e recebemos a visita da Blenda, representante do coletivo Brota na Laje. Para quem não sabe, nossa escola iniciou uma parceria com esse coletivo em 2019, oferecendo aos moradores do Morro do Borel e do Morro da Formiga o Pré-Vestibular Social.

Esse encontro rendeu muita conversa sobre oportunidades, privilégios e direitos negados. A ausência de alguns direitos básicos, principalmente em tempos de pandemia, foi o ponto alto de nossa conversa. Refletimos sobre alimentação, brincadeiras, educação e maneiras de colaborar. Nesse encontro, Blenda nos contou como surgiu o coletivo e quais têm sido suas ações dentro das favelas. Além disso, cada criança pôde contar seus sonhos, pensando coletivamente e conhecer a realidade de outras pessoas e crianças.

Foi muito bacana plantarmos juntos essa semente!

Profª. Ana Roberta e Aliny Lobo