Mynky e seus jogos

FaceBook  Twitter

20211116 mynkyeseusjogos 01

 

A turma Mynky (1ª série do Ensino Médio) tem aproveitado algumas manhãs na quadra esportiva, mas não para jogar futebol.
Uma das propostas foi a realização de uma gincana geográfica. A turma foi dividida em duas filas indianas, e os/as estudantes foram posicionados atrás da linha do meio-campo da quadra. Logo depois, sorteamos letras aleatórias do alfabeto, e eles/as deveriam correr até a baliza, onde estavam as folhas em branco, e escrever palavras relacionadas aos conteúdos estudados ao longo do ano letivo que começassem com a letra sorteada. De tempos em tempos, sorteávamos outra letra. O jogo perdurou por 10 minutos. No final, contamos de maneira coletiva, e a partida terminou empatada.
A segunda atividade foi o handebol geopolítico, quando sorteamos 5 estudantes para representarem os membros fixos do Conselho de Segurança da ONU. Eles deveriam enfrentar os outros estudantes em algum jogo escolhido por eles/as. Os 5 sorteados escolheram o handebol com as regras oficiais e decidiram jogar por 15 minutos.
A ideia desse jogo foi trazer a representação geopolítica do globo, onde países que apresentam as maiores forças bélico-econômicas mostram um posicionamento histórico favorável aos seus interesses e que seja mais vantajoso para as suas estruturas. O jogo terminou com a vitória dos membros do Conselho de Segurança.

Bruno Guidoreni, professor de Geografia

20211116 mynkyeseusjogos 02

20211116 mynkyeseusjogos 03

20211116 mynkyeseusjogos 04