Quem disse que Futebol e Política não se misturam?

FaceBook  Twitter

20200520 quemdissequefutebol 01

Um dos conhecimentos mais difundidos pelo senso comum é o de que “política e futebol não se discutem.” Será mesmo?
A turma Waiwai Oré (3ª série do Ensino Médio) teve uma excelente oportunidade para refletir sobre isso a partir de uma apresentação feita pelo estudante Lucas Sousa. Lucas estudou e dividiu conosco seus conhecimentos sobre um importante marco na redemocratização de nosso país: o movimento da “Democracia Corinthiana.” Ele avalia o momento da seguinte forma:
“Fazer o trabalho sobre a Democracia Corinthiana não foi fácil. Exigiu bastante pesquisa, justamente porque se basear no evento, por si só, seria um engano. Acho que o importante foi relacionar o momento com a política nacional naquela época, justamente para se ter ciência do quão importante é a democracia. Obtive bastante informação assistindo ao documentário ‘Democracia em preto e branco’, que faz muitas relações entre a ditadura no Brasil e o momento do clube. O processo foi prazeroso. Sempre tive o desejo de fazer um trabalho sobre isso e fico feliz que a oportunidade tenha surgido.”
No momento atual, estudar sobre a Democracia e as estratégias para defendê-la é tarefa urgente de nossa sociedade.
Esse momento articulou-se com as discussões que estavam sendo feitas ao longo das aulas, posto que a turma estava estudando “Democracia” e “Movimentos Sociais”.

Pedro Barboza, professor de Sociologia