Em tempo de quarentena Chá Poético

FaceBook  Twitter

20200507 chapoetico 01

Nos últimos dias, nosso cotidiano tem passado por grandes transformações. Sem despedida, tivemos que nos separar fisicamente. Apesar de todas as dificuldades e desafios gerados por essa separação, estamos enfrentando o isolamento social, buscando estratégias para que os nossos encontros continuem acontecendo, dando prosseguimento ao nosso Processo Projeto Político Pedagógico. Aos poucos, estamos nos aproximando virtualmente, estabelecendo vínculos e fortalecendo laços afetivos. Baseados nos nossos princípios pedagógicos e pautados nas deliberações do Ministério da Saúde e da Educação, seguimos tecendo nossos caminhos e nos organizando.

Nos encontros virtuais que acontecem semanalmente com as professoras de turma, Fernanda e Carina, e as estagiárias de cada grupo, Patrícia e Sara, as dinamizadoras da biblioteca, Ana Ribeiro e Carol, também marcam presença algumas vezes. No primeiro que tivemos com as crianças, nosso desejo era de fazer um encontro poético, mas às vezes nos perguntamos: por que ler poesia nesses tempos tão difíceis? Acreditamos que a literatura, e especialmente a poesia, nos trazem um pouco de ar e ideias frescas e nos fazem imaginar o mundo de outras formas. Isso nos encheu de coragem. E foi com o coração transbordando dessa certeza que tivemos a ideia de convidar os Pipipã para um chá poético virtual. Cada criança trouxe para o nosso encontro um lanche e um poema para ler em voz alta. Além disso, também convidamos os bonecos do Tesouro Humano. Esses bonecos foram produzidos pela garotada, ainda em tempos que permitiam o contato com o grupo, então, pelo valor afetivo que nossas meninas e nossos meninos estabeleceram com os seus personagens, solicitamos a presença deles também. Porém, outros bonecos queridos por eles/as também estiveram presentes. A leitura das poesias pelas crianças foi uma lindeza só! Teve poema engraçado, cantado, e alguns tão emocionantes que molharam nossos olhos. Mesmo à distância, sentimos que foi um momento de grande conexão e troca com as/os Pipipã. Saímos do encontro revigoradas, felizes e com o coração cheio de esperança por dias melhores.
Certamente a poesia desse momento aqueceu nossos corações e terminamos o encontro com gostinho de quero mais. É através de trocas como essas, que podemos acreditar que é possível continuar construindo a pedagogia do afeto e do acolhimento tão comum em nossa escola – mesmo que de forma virtual. Foi um momento tão rico de leitura e significados que ganhou alguns registros fotográficos e agora queremos dividir alguns deles com vocês. E assim seguimos ressignificando e reconstruindo nossos encontros.

Esse texto foi produzido coletivamente com as dinamizadoras da biblioteca, professoras e estagiárias

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.