Guarani-Nhandeva e seus lenços mágicos

FaceBook  Twitter

20191119 lencoismagicos 08

Na biblioteca, sempre conversamos que há muitas formas de ler. Não apenas com as palavras do livro, mas observando e imaginando através das imagens, ou mesmo experimentando a literatura a partir do nosso corpo.
E foi com muita curiosidade e disposição para explorar um livro sem palavras escritas que os Guarani-Nhandeva, manhã e tarde, leram O Lenço, de PatriciaAuerbach. A turma já havia conhecido, na sala, um livro da mesma autora, O Jornal. Em ambos os títulos, a personagem, uma criança, solta a imaginação usando como transporte esses objetos.
Durante os encontros na biblioteca, primeiro imaginamos o que estava acontecendo em cada página a partir das imagens. Para ampliar as possibilidades de leitura, vimos atentamente cada detalhe. Depois cada criança experimentou o lenço da mesma forma que a personagem explora no livro, imaginando o que estava fazendo naquele momento.
Após essa vivência, o lenço foi se transformando e possibilitando outras vivências para os grupos. Em roda, cantamos Deixa imaginar e a Toca do tatu que renderam muitas criações e diversão. Também brincamos com lenços mágicos, trazidos do reino dos lençóis, transformando-os em vários animais, super-heróis e outras tantas personagens. As crianças viraram tatu, pirata, rainha, descobridor de terras e mais um monte de coisas, usando apenas os tecidos e a imaginação.
Confira alguns registros das nossas vivências!

Ana Ribeiro e Ana Carolina Assis
(Dinamizadoras da biblioteca)

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.