LIVRO - A troca

FaceBook  Twitter

20190625 atroca 04

Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
(Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).

 

20190625 atroca 01

LIVRO: a troca do Aruá M/T

Quando chegamos na biblioteca, havia tijolos espalhados e ficamos curiosos para saber o que eles estavam fazendo ali. Carol e Ana perguntaram: o que vocês acham que tijolo tem a ver com livro?
Surgiram muitas respostas legais. A mais falada foi que os dois constroem coisas. Outras respostas foram: o tijolo constrói casas, o livro constrói pensamentos; eles são quase do mesmo tamanho; os dois servem para inventar coisas; livro e tijolo não servem só para construir coisas boas, podem construir por exemplo machismo e casas fracas; os dois podem construir histórias, tijolos constroem casas cheias de histórias; tem os dois na biblioteca; os dois têm palavras, porque às vezes quando você passa na rua vê várias palavras e frases escritas; os tijolos são feitos para construir casas, os livros mostram casas; o livro tem a ver com construção, ele constrói histórias; livro e tijolo são sólidos.
Depois de muita conversa, conhecemos o texto acima, de Lygia Bojunga, Livro – a troca, e fizemos um trabalho baseado nele.
Cada um de nós falou sobre um livro onde gostaria de morar. Escrevemos nos tijolos com carvão e depois com tinta preta os títulos amados e montamos uma exposição.
Também escrevemos o que significava um livro pra nós e penduramos numa árvore.
Para você, qual é a semelhança entre um livro e um tijolo? Enquanto pensa, veja nossas produções!

Texto coletivo, Aruá Manhã e Tarde

20190625 atroca 02

 

Veja algumas definições sobre o que significa um livro para os Aruá:

Um livro pra mim é um dicionário de imaginação, diversão e saberes especiais pra gente brincar mais.

Um livro pra mim é um amigo para sempre, que você pode ler e gostar e não gostar para sempre.

Um livro é uma caixinha de informação e de magia. Um livro é uma maneira de sair do mundo real, se distrair, viver o diferente. Rir, se divertir, chorar ou tudo junto. Um livro é um portal para outro lugar da sua imaginação.

Um livro pra mim é uma coisa muito legal, ele tem uma energia muito boa, que faz você se aventurar nas palavras dele, lendo um livro você tem muitas emoções.

Um livro pra mim é uma coisa que pode te dar um pensamento, uma curiosidade ou até mesmo conhecimento.
O livro não é só umas folhas com letras, é também uma viagem, e quando você para de ler um pouco você percebe que estava longe, bem longe, mas não saiu do lugar, você se imagina na história.
Leia livros, é bem legal!

20190625 atroca 03


Se quiser saber mais o que é um livro para os Aruá, faça-nos uma visita e se surpreenda com tanta belezura!

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.