Pipipã vai à praia

FaceBook  Twitter

20190418 praiavermelhapipipam 0830

No dia 18/04, os Pipipã Manhã fizeram um passeio com destino à Praia Vermelha. Esse local foi escolhido a partir de nossos estudos que envolvem o lixo e do livro “Ludi vai à praia”, de Luciana Sandroni, leitura que demos início no dia do passeio, em plena praia, embaixo de uma árvore muito aconchegante.
A história desse livro é contada por Ludi, narradora personagem, e se passa na Praia do Flamengo, que assim como a Praia Vermelha, é uma das praias que fazem parte da Baía de Guanabara na cidade do Rio de Janeiro. Nessa aventura, Ludi tem a tarefa de limpar a Baía de Guanabara, missão dificílima para uma menina de apenas 8 anos.
Pensando nos nossos estudos que envolveram o lixo, os Pipipã já sabem a importância de cada um fazer a sua parte com relação aos cuidados que devemos ter com o consumo de produtos e com o destino que damos para o nosso lixo, na escola e em casa. Além disso, repassar essas práticas tem sido um dos objetivos da garotada, com o desejo de ampliar cada dia mais o número de pessoas que podem fazer parte dessa grande e importante mudança de hábitos, pois juntos somos mais fortes!
Assim, durante nossa visita à praia, fizemos a nossa parte fora do ambiente escolar, buscando separar em “recicláveis” e “não recicláveis” alguns resíduos deixados na praia através de uma gincana bem divertida! As crianças foram divididas em 4 grupos, cada grupo recebeu um saco preto e um saco transparente, além de luvas para o manuseio dos resíduos.
Foi um dia muito importante para a continuidade dos nossos estudos! Como costumamos concordar com Célestin Freinet, a vida está bem além dos muros da escola!

Flavia Athila, professora do Pipipã Manhã (3º ano do Ensino Fundamental)

 

Pipipã vai à Praia Vermelha

Fomos à Praia Vermelha de micro-ônibus. Quando chegamos lá, fizemos uma caminhada, escalamos pedras e paramos para lanchar em um lugar no meio da floresta. Fomos cercados por micos que queriam a nossa comida.
Descemos a trilha e fomos ler o livro “Ludi vai à praia”, embaixo de uma árvore. Depois, nos separamos em grupos para coletarmos o lixo da praia. Separamos o lixo em dois sacos, o saco preto para o lixo não reciclável e o saco transparente para o lixo reciclável.
Depois, nós fomos a uma praça que tinha um parquinho e brincamos. Na hora de ir embora, nós passamos por um lugar para esperar o micro-ônibus e voltamos para a escola.
A manhã foi ótima!

(Texto coletivo Pipipã Manhã)

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.