O eu, o outro e o nós

FaceBook  Twitter

20190510 info euoutronos 01

Eu não sou você
Você não é eu
Mas sei muito de mim
Vivendo com você.
(Madalena Freire)

Desde o início do ano, observamos que no grupo Arara Manhã muitas situações revelam a implicação das crianças nesse espaço/tempo de constituir-se a partir do encontro com o outro.
A construção de relações de confiança, cuidado e afetividade se faz no cotidiano da Educação Infantil, o qual é composto por muitos desafios, afinal o outro é diferente de mim. As crianças, nesse contexto, agem com leveza e simplicidade, com seus despropósitos, permeados de sentidos. Elas nos ensinam, de modo muito próprio, como ser e tornar-se coletividade dentro do espaço escolar.
A compreensão da dimensão do eu e do outro, e do cuidado necessário para circular nesse entrelugar, é construída aos poucos e acontece em um movimento espiral contínuo. É na ação de aproximar e distanciar-se que qualificamos as relações e aprendemos, juntos, a ConViver.
As crianças têm experimentado o prazer da troca, da cooperação, da generosidade, da atenção, do cuidado, da escuta e da disponibilidade uma das outras. Os vínculos se estreitam, e a construção da identidade do grupo vai se efetivando a cada dia. Assim, elas também fortalecem princípios e valores importantes no trato com o outro. Desejamos que essas vivências marquem a diferença!

 

20190510 info euoutronos 02

20190510 info euoutronos 03