Invencionices com o jornal

FaceBook  Twitter

20190501 invencionicesjornais 30

As crianças ressignificam o mundo a sua volta. Elas são capazes de transformar, interferir e recriar variadas funções para um mesmo material. E foi isso que a turma Ashaninka Tarde fez com o jornal. Esse material serviu como suporte para desenhos, foi usado como objeto de pesquisa, quando as crianças selecionaram imagens para o recorte e a colagem, e também foi o protagonista na história “O jornal”, de Patricia Auerbach.
Vivenciaram no nosso dia a dia muitas outras possibilidades. Depois de uma vivência na Sala do Corpo a garotada foi convidada a fazer um texto coletivo para revelar como foi essa experiência. Compartilharmos com vocês esse registro:

A Ashaninka foi fazer uma brincadeira na Sala do Corpo e encontrou o espaço bem diferente! A sala estava arrumada com muuuitos jornais! Tinha jornal pendurado e também espalhado pelo chão.
A gente rasgou os jornais e fez uma “piscina” com os pedaços. Depois levamos tudo para o meio da sala. Começamos a pegar os jornais e enchemos o Gabriel de papel! Ele ficou todo coberto! Depois, jogamos os papéis para cima. Foi uma chuva!
Por último, nós precisamos pegar todos os pedacinhos, para colocar em um saco e guardar. A sala terminou sem nada!

Que tal experimentarem o exercício de ser criança, dar asas à imaginação e inventar novos sentidos para outros materiais comuns do seu dia a dia? Convidem as crianças para essa aventura. Elas irão curtir muito!

Talita da Silva Gomes de Sousa
Professora do Ashaninka Tarde

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.