As monografias e a construção de um percurso

FaceBook  Twitter

20181206 monografias 04

A produção de uma monografia pelos/as estudantes do 9º ano é um requisito para a conclusão do Ensino Fundamental. Isso porque essa pesquisa é um aprofundamento do processo que começa desde cedo em nossa escola, visando à autonomia e à autoria de nossos/as estudantes. Queremos que, cada vez mais, eles/as desenvolvam seu senso crítico e percebam como suas escolhas podem fazer a diferença na vida escolar e fora dela.
Diz Paulo Freire: “A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser.” Assim, certamente eles/as e nós nos deparamos com vários desafios até chegarmos ao desfecho do projeto. Contudo, na apresentação para pais, convidados e equipe do Alto Bonfim, pôde-se constatar que os/as Amanayé amadureceram seus conhecimentos iniciais sobre o tema escolhido, caminharam na produção escrita, exerceram a competência oral, praticaram o trabalho colaborativo, entre outros fatores. Para isso, muito contribuiu o trabalho em conjunto com os/as professores/as orientadores/as, que os/as acompanharam individualmente durante essa trajetória.
Para o público presente, no dia 06/12, a turma proporcionou momentos de novos conhecimentos, integração e emoção. Por meio do olhar inovador dessa nova geração, aprendemos mais sobre temas tão diversos quanto comportamento, política, publicidade, linguagem, racismo, ética, história, arte, ecologia, esportes, super-heróis, tecnologia, economia, física quântica... Enfim, sobre como os/as jovens estão vendo o mundo em que vivemos e como nele se inserem.

Selma Monteiro, dinamizadora da biblioteca Conde Quincas

 

20181206-monografias-01.jpg 20181206-monografias-02.jpg 20181206-monografias-03.jpg

20181206-monografias-04.jpg 20181206-monografias-05.jpg