Visita das Autoras do Livro Água Comovida

FaceBook  Twitter

20180901 visitaauroras 21

Quando vivemos a literatura, o mundo inventado dos livros sempre acaba inundando a nossa realidade, enchendo-a de sonhos e possibilidades. Foi o que vivemos com o livro Água comovida, de Ana Lúcia Leite, Ilustrações da nossa querida ex-sempre professora Luciana Ghreter. Ele conta a história de Iara, uma menina nascida no Sertão do Cariri no período de muita seca. Esta obra proporcionou momentos de muita reflexão sobre a importância da água para a humanidade e a luta do povo nordestino para conviver com esse fenômeno natural.
Com um texto leve, poético e imagens encantadoras, o livro nos mostrou a cultura nordestina e a resistência desse povo. Mesmo diante de suas dificuldades, os protagonistas da narrativa não desejavam sair do lugar onde nasceram.
Diante de uma obra dessas, que nos encantou nas leituras diárias em roda, não poderíamos deixar de receber a visita de suas criadoras. Assim, no dia 10 de agosto recebemos a autora e a ilustradora na biblioteca Quincas. Em uma conversa animada e cheia de revelações sobre o processo criativo da obra, as crianças fizeram diversas perguntas: “De onde veio a ideia de fazer esse livro?”, “Quanto tempo vocês levaram para fazer o livro?”, “Vocês fizeram outros livros juntas?”, entre outras. Houve, também, um questionamento que chamou a atenção das autoras sobre um momento da história que diz que Iara, sendo menina, ia buscar água no açude: “Mas só porque ela era menina tinha que fazer isso? Essa história é do tempo do machismo?” E em um bate papo divertido e reflexivo, conversamos sobre essa questão. Também refletimos sobre a importância do processo de leitura. Um texto pode provocar diferentes interpretações e a história ganha outros sentidos, que até mesmo quem a criou não poderia imaginar.
Os Zo’é se encantaram com o processo de construção das ilustrações e como “magicamente” os desenhos estavam “iguaizinhos” aos do livro. A cada rascunho dos desenhos mostrado, seus olhos brilhavam revelando toda a empolgação de conhecer esse processo.
Com certeza, esse encontro ficará marcado na memória de cada um(a) que teve a oportunidade de participar desse momento.
E agora dividimos um pouquinho com vocês!

Professoras: Gabriela Santos e Cintia de Amorim
Dinamizadoras da biblioteca: Ana Carolina Assis e Ana Ribeiro

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.