Avião de Papel - Brincadeiras e Experiências

FaceBook  Twitter

20170817 aviaodepapel 01

Através das brincadeiras “voadoras” as crianças da turma Arara Tarde experimentaram, deduziram e criaram hipóteses para explicar suas observações sobre os vôos.

Dobra de um lado, dobra de outro, faça asas e lance-o! Nessas dobraduras percebemos que os formatos dos aviões de papel influenciavam no voo.

A turma se dedicou a fazer três modelos de aviões. Um voava reto e era rápido, outro fazia curva e ficava mais tempo no ar e o terceiro caía rapidamente no chão. Caso amassassem, nenhum dos três não voava tão bem. As crianças perceberam que a folha amassada ficava mais pesada e logo ia para o chão.

As asas eram uma parte importantíssima e, dependendo do formato, fazia diferença no jeito e no tempo do voo.  

Experimentamos usar elásticos para lançar os aviões e conversamos sobre a força e o impulso que era necessário para o avião ir longe.

Também usamos clipes e os colocamos em várias partes dos aviões. Será que eles voariam com esse peso? Lançamos os três modelos com os clipes e a turma observou que todos os aviões rapidamente foram ao chão. As questões logo surgiram: “Por que o avião de papel quando está pesado cai e o avião de verdade, que é pesado, fica no ar?”; ”O avião de papel voa por causa da força do nosso braço. E o avião de verdade, como consegue voar?”; “Para o avião de verdade ficar no ar ele não tem a nossa força para lançá-lo”.

Muita curiosidade, encantamento, levantamento de hipóteses e construção de conhecimento – tudo costurado com muita ludicidade.

Educação Infantil

Professora: Lília Santana

 

20170817-aviaodepapel-01.jpg 20170817-aviaodepapel-03.jpg 20170817-aviaodepapel-04.jpg

20170817-aviaodepapel-05.jpg 20170817-aviaodepapel-06.jpg 20170817-aviaodepapel-07.jpg

20170817-aviaodepapel-09.jpg 20170817-aviaodepapel-10.jpg 20170817-aviaodepapel-12.jpg

20170817-aviaodepapel-13.jpg 20170817-aviaodepapel-14.jpg 20170817-aviaodepapel-15.jpg

20170817-aviaodepapel-16.jpg