Projeto Viagem: Zo’é na Fazenda de Santo Antonio dos Cordeiros

FaceBook  Twitter

20170817 fazendastoantoniodoscordeiros 133

Espia, olha, escuta, faz coro a turma ... nesse clima animado e cheios de curiosidade o Zo’é se lançou no desafio de realizar o seu primeiro Projeto “de” Viagem, como alguns relataram. A primeira viagem com a turma de amigos a gente não esquece, fica marcada na memória.

Numa quinta-feira nublada saímos bem cedinho da Escola Oga Mitá, com os olhos brilhando as crianças lançaram beijos aos familiares que foram se despedir. Cheios de disposição iniciamos nossa ida a um recanto da natureza preservado em nossa cidade. Chegando lá fomos recebidos com um gostoso café da manhã e a atenção especial da nossa anfitriã: Ana. Mais tarde a querida Tia Berli chegou a Fazenda, encantou adultos e crianças com as histórias de gnomos e a preservação da mata ao redor da Fazenda.

Por falar em preservação aprendemos a respeito do cuidado com o habitat do mico-leão-dourado e a importância de preservação da mata para a sobrevivência do mico e dos animais que vivem por lá. Como não estava na época das árvores frutíferas em torno da Fazenda não foi possível observarmos nenhum mico-leão-dourado. Mas aprendemos muito sobre um animal que esteve em grave risco de extinção e agora encontra um lugar protegido para viver, merece nosso olhar atencioso e cuidado! O encontro com o mico fica para uma próxima oportunidade.

Falando em cuidado vale ressaltar a lindeza que foi ver os pequenos Zo’é plantando árvores e ajudando a reflorestar a beira de um rio, aprendemos com a mão na terra sobre a importância da mata ciliar para a preservação da água na região.

As caminhadas ecológicas, a observação da natureza e ainda acompanhar todo o ciclo de produção da farinha de mandioca, desde o plantio, até a torragem no tacho de ferro, foram momentos ímpares, tanto em relação ao conhecimento, quanto ao encantamento.

Por lá também vivemos momentos de brincadeiras, o prazer do brincar foi incentivado a todo momento. O registro não poderia ficar fora desse momento, através dele as crianças deixaram impressas suas opiniões sobre o que viveram, o que não gostaram e sugestões. Tudo lindo de ver e viver!

Viaje junto com o Zo’é através do registro fotográfico que fizemos. Bom passeio!

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.