Primeiro Cine Oga de 2017 trouxe reflexão sobre encarceramento

FaceBook  Twitter

 20170317 cineoga 01

 O projeto Cine Oga realiza uma sessão cineclubista mensal para os estudantes do ensino fundamental II e médio. A atividade é oferecida no contraturno e a participação é optativa. Na sexta-feira, 17 de março, o Cine Oga recebeu 40 estudantes, que representaram todas as turmas do Alto Bonfim.

 A programação é definida, a cada mês pelos professores interessados, visando a interdisciplinaridade, a promoção do pensamento crítico, o debate e a produção acadêmica. Considerando o tema do Moitará 2017: "O outro/A Outra", que vai tratar da questão da alteridade, e ainda avaliando a urgência de uma revisão sobre os sistemas judiciário e penitenciário, a professora Bia A. Porto (Mídias) e o professor Pedro Barboza (sociologia) escolheram o documentário experimental "Sem Pena" de Eugenio Puppo (Brasil, 2014) para o primeiro Cine Oga do ano.

 Olhar para a realidade que nos cerca e, através de questionamentos, tentar mudá-la em favor dos oprimidos, dos "outros" com os quais nem sempre nos identificamos, talvez seja um dos maiores desafios de nossa missão progressista. Raramente sabemos lidar com "o/a outro/a" que infringe as leis e, privá-lo/a de sua liberdade, tem se mostrado pouco eficiente.

 "Sem Pena" convoca o público a experimentar esteticamente as entranhas do sistema de justiça no Brasil, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.  O estudante Daniel Polidoro (Mynky), revelou suas impressões no debate após o filme: “os presos são tratados como animais”.

 Para conversar com os estudantes sobre um assunto tão sério, convidamos a educadora e pesquisadora Vanusa Maria de Melo, que trabalha no projeto “Do cárcere à universidade” (UERJ). A convidada apresentou sua visão ampla, crítica e transformadora para o problema e demonstrou grande sensibilidade para tratar do tema com os jovens, que por sua vez se colocaram conscientes de grandes injustiças. Para ter uma ideia de como esse encontro foi especial, assista a esse vídeo: [link para vídeo no YouTube da escola]

 Agradecemos a todas as famílias, que permitiram que seus filhos e filhas pudessem estar conosco nessa tarde, e a toda a equipe de apoio da escola, que nos deu as melhores condições para a realização deste Cine Oga. Teve estudante que saiu de lá com vontade de atuar em um projeto educativo com encarcerados, teve estudante que terminou pedindo mais filme com debate na Oga Mitá. Se você é familiar de algum dos estudantes que participaram do evento e também se preocupa com esse tema, pergunte a ele/ela o que acharam. Se o leitor ou leitora não pôde participar desta vez, converse em casa sobre isso e contribua com a discussão. Em abril tem sessão de novo!

 Bia A. Porto
Profª de Mídias – Ensino Fundamental II

 

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.