Um perfume, um aroma, uma essência literária

FaceBook  Twitter

20160730 essencialiteraria 04

Para encerrar o trimestre e estender um pouquinho a Roda de Leitura no recesso, decidimos criar algo para que todos fossem para as férias levando um pedacinho da Biblioteca consigo. Entregamos aos estudantes, professores e funcionários um lindo texto de Bartolomeu Campos de Queirós, cujo título é “O primeiro livro que li foi o ‘papel roxo da maçã’”. Esse papel roxo é uma lembrança da infância do autor, quando seu pai trazia maçãs para a família como presente de longas viagens. Ele era colocado debaixo do travesseiro, para que Bartolomeu sentisse seu cheiro e imaginasse uma terra onde brotassem macieiras.

Vale lembrar que cada texto foi cuidadosamente embalado em papel roxo e aromatizado com essência de maçã verde, para remeter aos elementos encontrados na narrativa. E para que o material ficasse pronto em tempo hábil, contamos com a ajuda de estudantes da Yawalapiti: Bruna Machado, Clara Pessanha, Eduardo Lisboa, João Pedro Fernandes, Lucas Silvério e Luísa Calvet. A entrega das lembranças ficou por conta da Clara e do Silvério.

A prosa poética de Bartolomeu é um convite para construirmos uma sociedade leitora, daí sugerimos que cada um lesse o texto junto com alguém importante em sua vida e que trocassem ideias sobre suas primeiras leituras. No próximo semestre, teremos ainda muitas essências literárias para compartilhar!

Equipe da biblioteca Conde Quincas

20160730 essencialiteraria 01

20160730 essencialiteraria 02

20160730 essencialiteraria 03