Waiwai no clima do modernismo

FaceBook  Twitter

20191106 waiwaimodernismo 01

A Waiwai estudou em Literatura o movimento Modernista no Brasil, iniciado com a Semana de Arte Moderna em 1922. Fizeram uma releitura das obras de Tarsila do Amaral, utilizando telas de pintura. A artista tornou-se um símbolo do modernismo brasileiro, e sua arte permanece afinada com os nossos tempos, quase um século depois.
A turma de Música do Ensino Médio, com o professor Calvin, visitou a Waiwai para apresentar o movimento da Tropicália. Para tal, partiram da análise do álbum “Transa” de Caetano Velloso, revendo desde a tradição musical brasileira presente no álbum às referências externas - tudo contextualizado com a situação política do período. A troca foi tão rica entre os estudantes que, ao final, a Waiwai mostrou suas releituras de telas de Tarsila do Amaral inspiradas nos tempos atuais.
O álbum “Transa” traz a antropofagia das ideias modernistas da “Semana de 22” para os primeiros anos da ditadura do Brasil, contendo desde baladas rock ao clássico formato do samba-canção. Suas letras brincam com diversos movimentos europeus do início do século XX, mas também abordam a realidade da língua falada informalmente através do nosso país. Dessa forma, Caetano produz um manifesto eterno de uma ideia nova para nossa identidade, renovando a fé na miscigenação e pluralidade da cultura brasileira.
Posteriormente, os/as estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre a “Tropicália” e apresentaram um seminário pontuando os principais aspectos e características do movimento, devidamente caracterizados na indumentária. Os tropicalistas transformaram a música popular brasileira, sendo grandes expoentes da arte brasileira de vanguarda.
Na sequência partiram para o estudo da 2ª Geração Modernista (de 30) e da 3ª Geração (de 45). A atividade foi realizada na biblioteca, com a participação da bibliotecária Jordana. Iniciamos com uma roda de leitura, onde os alunos sortearam alguns pensamentos dos autores pertencentes às gerações citadas. Cada estudante leu o pensamento sorteado e expôs para os demais companheiros de classe a sua interpretação. Foram contribuições muito ricas e valiosas! A atividade ainda contou com a participação especial do professor Alessandro, de Música, que declamou uma de suas poesias.
Ato contínuo os estudantes passearam pela biblioteca com a finalidade de escolher um autor das gerações pontuadas, bem como uma obra representativa para ler. Foi proposto um seminário em dupla com data de apresentação ainda em aberto.

Mônica Barbato, professora de Português/Literatura

 

20191106 waiwaimodernismo 02

20191106 waiwaimodernismo 03

20191106 waiwaimodernismo 04

20191106 waiwaimodernismo 05

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.