Que escola é essa que a gente quer e faz?

FaceBook  Twitter

20171109 rgp 12

Um projeto como o da Oga Mitá precisa ser construído coletivamente. Nesse sentido, fazer parte da equipe implica na reflexão contínua sobre a prática pedagógica, de forma cooperativa. Para isso, temos momentos como as Reuniões Gerais de Professores.

No dia 09/11, no Baixo Bonfim, professores e professoras da Educação Infantil ao Ensino Médio se reuniram para reencontrar-se com o tema que permeou todos os trabalhos realizados junto aos estudantes durante o ano letivo de 2017: o Outro. Visualização de vídeo e trabalho de grupo foram atividades que buscaram respostas para duas grandes questões: Que escola é essa que a gente quer? Que escola é essa que a gente faz?

Em plenária, reconhecemos os desafios que ainda precisam ser vencidos para chegarmos à escola dos sonhos. Mas também ficou evidente a satisfação dos professores e professoras em fazer parte de uma escola que é reconhecida como um local muito bom de trabalhar pelo projeto, pelas pessoas, pelas relações, pelo espaço de fala...

Para encerrar o encontro, uma grande roda de música e dança! O grupo da Educação Infantil, que participou do curso "Cantos, ritmos e danças do Brasil. Um encontro com a cultura popular através d'O Passo", ministrado por Felipe Resnick, se apresentou com muita animação, contagiando os demais!

 

  • Categoria: MOTO
  • Publicado: Terça, 31 Outubro 2017 16:00
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 404
FaceBook  Twitter

moto2017 11

"Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais sistematizadas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro.

E a nossa Mostra (MOTO), culminância de todo um projeto discutido por meses com os estudantes, foi mais uma vez o canal de integração com a comunidade "ogamitense", em que pudemos trocar ideias pela experiência em cena, a fim de tentarmos transformar nossa realidade. Temas pertinentes trazidos pelos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio como: machismo, LGBTfobia e opressão contra as jovens negras, foram analisados com profundidade pelas crianças, adolescentes e adultos presentes.

O trabalho no Ensino Médio é fruto da integração do Teatro, com Artes ( Prof. Márcio Lazaroni) e Música ( Prof. Ricardo Cotrin).

 Uma manhã em prol da cidadania plena. Viva a Oga Mitá! Augusto Boal!"

Roni valk, Professor de TO