Julho Brincante no Quintal da Oga Mitá

FaceBook  Twitter

20180716 julhobrincante A


“Brincar é uma necessidade do crescimento”
( LydiaHortélio )

Nosso Julho Brincante foi “costurado” por meio de muitas brincadeiras. Esse tempo, vivido pelas crianças no recesso de julho e organizado pela equipe de profissionais da escola, teve a arte, a brincadeira e a TransPsicomotricidade como fios condutores de nossas experiências.
A brincadeira foi um espaço privilegiado em nossos encontros por entendermos sua importância e necessidade para a criança. Afinal, brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigo 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos; parágrafo IV- brincar, praticar esportes e divertir-se.
Nos encontros vivenciados no quintal da Oga Mitá, garantimos espaço para criação, comunicação e movimento, proporcionando a brincadeira livre expressiva e promovendo propostas para exploração individual e coletiva.
Os elementos da natureza como: água, sementes, areia, terra, pedras, argila, galhos, troncos, folhas entre outros deram sentido ao nosso quintal que se transformou e convidou a criançada a brincar de corpo inteiro.Com o espaço cuidadosamente planejado com materiais diversificados, as crianças deram vida aos materiais expostos, resignificando-os e proporcionando experiências criativas e divertidas. Pensávamos em cada material, com carinho, cuidado e intencionalidade. E a cada manhã, aguardávamos a chegada das crianças com expectativa. Nosso objetivo foi garantir um espaço brincante numa perspectiva criadora que respeita a criança e seus modos de estar no mundo.
Foi um tempo vivido com muita intensidade e alegria. Nossas manhãs foram repletas de sentido, saberes, e de muita diversão para todos(as) os(as) envoldidos(as) – crianças e adultos. Confira nossos registros!

Ana Lúcia Rodrigues da Silva
Coordenadora do Julho Brincante

 

FaceBook  Twitter

logo CFjan2018

Cultivaremos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar com outras crianças, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e esperanças”. (Célestin Freinet)

Em janeiro, a escola Oga Mitá oferecerá três Colônias de Férias para crianças e adolescentes. Uma delas pode ser sob medida para seu(sua) filho(a)!

I - Para crianças de 2 a 6 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – TransPsicomotricidade – Literatura Infantil – Culinária – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Maxwell 194 – Vila Isabel – RJ

Tel.: (21) 3271-1916

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

II - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – Literatura Infantil – Lanches coletivos – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Jogos de tabuleiro - Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança – Atividades esportivas.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Conde de Bonfim 1.305 – Tijuca – RJ

Tel.: (21) 2278-8116

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

III - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

“Montando um baile de carnaval” & “Bailinho da Oga”

(dois eventos em um: colônia de férias + baile de carnaval)

Uma colônia de férias em que a autoria e o protagonismo são de todos. Uma semana intensiva de vivências e de criação. Um evento infantojuvenil produzido por crianças e adolescentes capaz de encantar pessoas de todas as idades.

A colônia “Montando um baile de carnaval” será realizada de 22 a 27 de janeiro no Alto Bonfim. Durante a semana será no horário da tarde, das 13h às 18h, e será oferecido lanche durante o período. E no dia 27, sábado, o “Bailinho da Oga”, produzido pelos jovens durante a semana, será apresentado pela manhã, das 9h às 13h. O baile será um evento aberto ao público para festejarmos e celebrarmos juntos.

Na equipe de educadores, estarão presentes participantes dos grupos: Colo no Bloco, um bloco de carnaval que canta e reflete sobre o afeto, a maternidade, a cultura brasileira e a infância; Corre Cutia, grupo que cultiva a brincadeira como principal forma de aprendizado através da música e do teatro; e Brincadeira de Angola, grupo que desenvolve um método pedagógico que valoriza o caráter lúdico da capoeira.

 

DATAS E HORÁRIOS

Colônia de férias - 22 a 26 de janeiro, das 13h às 18h

Baile de carnaval - 27 de janeiro, das 9h às 13h

 

LOCAL:

Oga Mitá (Alto Bonfim)

Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca – RJ

 

Inscrições:

Nas secretarias das unidades Alto e Baixo Bonfim, das 8h às 16h.

Tels.: 3238-1030 / 2278-8116

 

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.