Almanaque Oga Mitá 40 anos

FaceBook  Twitter

20171207 capaalmanaque

Participe. Seja um coautor deste projeto!

A Escola Oga Mitá completa 40 anos de um projeto educativo pautado em sólidos princípios, entre eles a participação, a cooperação e a afetividade. Por isso, os rateios e mutirões fazem parte de nossa prática pedagógica.

Aqui queremos estender essa possibilidade de participação fazendo um convite para que você se junte a nós nesta iniciativa: vamos comemorar os 40 anos da Oga Mitá publicando um Almanaque.

Queremos contar um bocado da história de resistência e defesa de uma educação voltada para a construção de uma sociedade mais humana.

Acreditamos que a educação pode contribuir para o reencontro do homem consigo mesmo e com os valores que possibilitam uma convivência respeitosa e cooperativa, em contraponto à corrida pela competição e pelo sucesso individual, tão supervalorizados em nossa sociedade. Trabalhamos pela conscientização de que somente por meio de relações e ações comprometidas com a transformação do mundo será possível construir uma vida mais justa e coerente para todos.

 

O ALMANAQUE

Ele reúne um material significativo sobre a trajetória do processo-projeto Oga Mitá nessas 4 décadas de vida e que muitos ajudaram a construir. Assim, a previsão é que contenha cerca de 500 páginas ricamente ilustradas.

Escolhemos esse formato para dar um tom de leveza e humor, tão valorizados em nosso cotidiano. A diagramação também irá contribuir para um jeito gostoso de ler.

O prefácio – “Uma escola nova de verdade” – é do querido Joel Rufino dos Santos, professor e escritor, nosso parceiro por muitos anos e avô de uma ex-sempre aluna.

Estar junto é contribuir nas diferentes formas e esferas, e a colaboração financeira faz parte disso.

 

UM TRECHO DO PREFÁCIO

O nome da escola é um achado. Enquanto outras pensam atrair pelo nome, em geral em inglês, esta se chama Oga Mitá, casa da criança. É uma declaração de amor aos nossos índios, aos que já viviam aqui havia pelo menos dez mil anos antes de Cabral. Por sobre séculos de dores e alegrias coletivas, minha neta, Isabel, se ligava afetivamente a meninas tupinambá que andavam por aqui com seus sonhos de menina.

 

20171207 botao dparticipacao

FaceBook  Twitter

logo CFjan2018

Cultivaremos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar com outras crianças, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e esperanças”. (Célestin Freinet)

Em janeiro, a escola Oga Mitá oferecerá três Colônias de Férias para crianças e adolescentes. Uma delas pode ser sob medida para seu(sua) filho(a)!

I - Para crianças de 2 a 6 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – TransPsicomotricidade – Literatura Infantil – Culinária – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Maxwell 194 – Vila Isabel – RJ

Tel.: (21) 3271-1916

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

II - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – Literatura Infantil – Lanches coletivos – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Jogos de tabuleiro - Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança – Atividades esportivas.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Conde de Bonfim 1.305 – Tijuca – RJ

Tel.: (21) 2278-8116

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

III - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

“Montando um baile de carnaval” & “Bailinho da Oga”

(dois eventos em um: colônia de férias + baile de carnaval)

Uma colônia de férias em que a autoria e o protagonismo são de todos. Uma semana intensiva de vivências e de criação. Um evento infantojuvenil produzido por crianças e adolescentes capaz de encantar pessoas de todas as idades.

A colônia “Montando um baile de carnaval” será realizada de 22 a 27 de janeiro no Alto Bonfim. Durante a semana será no horário da tarde, das 13h às 18h, e será oferecido lanche durante o período. E no dia 27, sábado, o “Bailinho da Oga”, produzido pelos jovens durante a semana, será apresentado pela manhã, das 9h às 13h. O baile será um evento aberto ao público para festejarmos e celebrarmos juntos.

Na equipe de educadores, estarão presentes participantes dos grupos: Colo no Bloco, um bloco de carnaval que canta e reflete sobre o afeto, a maternidade, a cultura brasileira e a infância; Corre Cutia, grupo que cultiva a brincadeira como principal forma de aprendizado através da música e do teatro; e Brincadeira de Angola, grupo que desenvolve um método pedagógico que valoriza o caráter lúdico da capoeira.

 

DATAS E HORÁRIOS

Colônia de férias - 22 a 26 de janeiro, das 13h às 18h

Baile de carnaval - 27 de janeiro, das 9h às 13h

 

LOCAL:

Oga Mitá (Alto Bonfim)

Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca – RJ

 

Inscrições:

Nas secretarias das unidades Alto e Baixo Bonfim, das 8h às 16h.

Tels.: 3238-1030 / 2278-8116

 

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.