Que escola é essa que a gente quer e faz?

FaceBook  Twitter

20171109 rgp 12

Um projeto como o da Oga Mitá precisa ser construído coletivamente. Nesse sentido, fazer parte da equipe implica na reflexão contínua sobre a prática pedagógica, de forma cooperativa. Para isso, temos momentos como as Reuniões Gerais de Professores.

No dia 09/11, no Baixo Bonfim, professores e professoras da Educação Infantil ao Ensino Médio se reuniram para reencontrar-se com o tema que permeou todos os trabalhos realizados junto aos estudantes durante o ano letivo de 2017: o Outro. Visualização de vídeo e trabalho de grupo foram atividades que buscaram respostas para duas grandes questões: Que escola é essa que a gente quer? Que escola é essa que a gente faz?

Em plenária, reconhecemos os desafios que ainda precisam ser vencidos para chegarmos à escola dos sonhos. Mas também ficou evidente a satisfação dos professores e professoras em fazer parte de uma escola que é reconhecida como um local muito bom de trabalhar pelo projeto, pelas pessoas, pelas relações, pelo espaço de fala...

Para encerrar o encontro, uma grande roda de música e dança! O grupo da Educação Infantil, que participou do curso "Cantos, ritmos e danças do Brasil. Um encontro com a cultura popular através d'O Passo", ministrado por Felipe Resnick, se apresentou com muita animação, contagiando os demais!

 

FaceBook  Twitter

logo CFjan2018

Cultivaremos antes de tudo este desejo inato na criança de se comunicar com outras crianças, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e esperanças”. (Célestin Freinet)

Em janeiro, a escola Oga Mitá oferecerá três Colônias de Férias para crianças e adolescentes. Uma delas pode ser sob medida para seu(sua) filho(a)!

I - Para crianças de 2 a 6 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – TransPsicomotricidade – Literatura Infantil – Culinária – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Maxwell 194 – Vila Isabel – RJ

Tel.: (21) 3271-1916

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

II - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

Atividades lúdicas: Arte-educação – Literatura Infantil – Lanches coletivos – Banho de mangueira – Brinquedos cantados – Brinquedos inventados – Contação de história – Jogos dramáticos – Jogos de tabuleiro - Construção com material não estruturado – Jogos cooperativos – Corpo Criativo – Música/Dança – Atividades esportivas.

Serão oferecidos três horários:

Manhã (8h às 12h) • Tarde (13h às 17h) • Integral (8h às 17h)

De 8 a 26 de janeiro. Opção por 1 semana; 2 semanas ou 3 semanas.

Inscrições:

Na secretaria da escola, das 8h às 16h.

Rua Conde de Bonfim 1.305 – Tijuca – RJ

Tel.: (21) 2278-8116

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.

 

III - Para crianças / adolescentes de 7 a 14 anos

“Montando um baile de carnaval” & “Bailinho da Oga”

(dois eventos em um: colônia de férias + baile de carnaval)

Uma colônia de férias em que a autoria e o protagonismo são de todos. Uma semana intensiva de vivências e de criação. Um evento infantojuvenil produzido por crianças e adolescentes capaz de encantar pessoas de todas as idades.

A colônia “Montando um baile de carnaval” será realizada de 22 a 27 de janeiro no Alto Bonfim. Durante a semana será no horário da tarde, das 13h às 18h, e será oferecido lanche durante o período. E no dia 27, sábado, o “Bailinho da Oga”, produzido pelos jovens durante a semana, será apresentado pela manhã, das 9h às 13h. O baile será um evento aberto ao público para festejarmos e celebrarmos juntos.

Na equipe de educadores, estarão presentes participantes dos grupos: Colo no Bloco, um bloco de carnaval que canta e reflete sobre o afeto, a maternidade, a cultura brasileira e a infância; Corre Cutia, grupo que cultiva a brincadeira como principal forma de aprendizado através da música e do teatro; e Brincadeira de Angola, grupo que desenvolve um método pedagógico que valoriza o caráter lúdico da capoeira.

 

DATAS E HORÁRIOS

Colônia de férias - 22 a 26 de janeiro, das 13h às 18h

Baile de carnaval - 27 de janeiro, das 9h às 13h

 

LOCAL:

Oga Mitá (Alto Bonfim)

Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca – RJ

 

Inscrições:

Nas secretarias das unidades Alto e Baixo Bonfim, das 8h às 16h.

Tels.: 3238-1030 / 2278-8116

 

Prazo de inscrição: até 8 de dezembro com desconto.