Inforgamitando 4/2023

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Desde a volta às aulas, quantas surpresas, alegrias, insatisfações, expectativas nos atravessaram... É nesse acontecer da vida que se faz o cotidiano da nossa escola. Ainda há muito por vir até o fim do ano - Jogamitá, RGP, Jogos da Primavera, monografias do 9º ano, Mostra do Teatro do Oprimido (MOTO), a formatura dos/as nossos/as Mynky e a Festa de Encerramento, comemorando os 45 anos de vida da Oga Mitá! Juntos/as continuaremos procurando aprender sobre o que já foi descoberto ao longo da história, mas também sobre cada um/a de nós e como conviver cooperativamente.
(...)

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Inforgamitando nº 4 / 2023

 

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20201028 manualantirracista 01

Inspirados(as) na obra “Pequeno Manual Antirracista”, da autora Djamila Ribeiro, uma das escritoras pesquisadas por nossas crianças no projeto Árvore-Ser, nos dedicamos às produções textuais aqui apresentadas. Ser antirracista não é uma tarefa simples, afinal fomos – e ainda estamos sendo – educados(as) para sermos o contrário. O racismo está naturalizado em nossa sociedade, em muitos casos inúmeras pessoas reproduzem o discurso opressor sem ao menos se dar conta. Em outras situações, percebemos que ele é, sim, intencional. Pensando justamente nessas questões, conversamos com as/os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I sobre algumas práticas antirracistas que podem, e devem, ser aplicadas em nosso cotidiano.
Além das inúmeras discussões sobre como podemos combater o racismo e ajudarmos nessa luta, ressaltamos com os Pipipã sobre a relevância de todos/as estarem engajados/as nesta pauta, independente da cor, seja ela branca ou preta. Fizemos com que nossos meninos e nossas meninas refletissem a respeito de estarmos envolvidos/as, pois ao colaborar no combate ao racismo, cada pessoa pode aprender com seus erros, repensar suas práticas e, sobretudo, se colocar no lugar de uma pessoa negra, analisar seu ponto de vista e compreender que o racismo é uma prática estrutural.
Conversamos com nossas crianças sobre a importância de estarmos abertos(as) para aprender, escutar pessoas negras sobre determinados assuntos, como os tipos de violência, seja ela simbólica, psicológica ou física, que elas sofrem ou já sofreram. Em suma, buscar entender que as marcas da escravidão impactam diretamente na organização da nossa sociedade atual.
Após as reflexões, cada grupo se dedicou aos escritos contribuindo no processo de criação deste livro. As turmas Pipipã Manhã e Tarde se debruçaram em produções textuais sobre algumas atitudes que podemos ter para nos reeducarmos e nos tornarmos pessoas antirracistas. Além das produções textuais, as ilustrações aqui presentes fizeram parte de outra atividade que desenvolvemos com nossas crianças: estampas que contam história. Por intermédio dessa proposta, os Pipipã conheceram a história por trás das estampas de origem africana, pesquisaram sobre os símbolos Adinkras e produziram as composições apresentadas neste livro.
Assim como nossas crianças, que nós também possamos refletir e assumir nossas responsabilidades para de fato conseguirmos transformar a sociedade num ambiente mais justo e igualitário. Compartilhar posts e hashtags é importante, mas já passou da hora de sairmos das telas! Repensar a estrutura racista vigente e combatê-la na prática não é uma tarefa só dos negros.

 

Acesse o livro aqui: Manual Antirrracismo do Pipipã.pdf (1,5 Mb)

 

Pipipã M e T - 4º ano Ensino Fundamental I
Professoras: Gabriela Macena, Fernanda Inácio e Carina Batista
Estagiária: Sthefanie Santos